Sobre

Somos a força, somos o campo, somos Pindorama!

Nossa família é formada por todas as raças e identidades. Aqui nos baseamos no preceito de que ninguém é forte sozinho.

Por mais de 60 anos mantemos um sonho que começou grande, na mente de um idealizador chamado René Bertholet.

Por seis décadas esculpimos um sistema de cooperativismo que hoje é referência para o mundo.

Temos como base a agricultura familiar e nossa missão é promover o bem-estar dos nossos associados, colaboradores, clientes e da comunidade.

Seja no campo ou na indústria, buscamos constantemente inovação e produtividade.

Hoje, não somos apenas um sonho. Somos uma realidade.

Somos a Cooperativa Pindorama.

1956
1958
1982
1985
1994
1995
2000
2000
2003
2010
2011
2014
2016
2017
2018
2021

Timeline Item 1

Nasce a Cooperativa Pindorama baseada nos ideias de Renê Bertholet

Timeline Item 2

Construção da Fábrica de sucos de maracujá

Timeline Item 3

Inauguração da Destilaria com uma produção de 120.000 litros de álcool hidratado por dia

Timeline Item 4

Ampliação da Destilaria para uma produção diária de 240.000 litros de álcool

Início das atividades da Fábrica de laticínios

Início das atividades da Fábrica de coco

Diversificação da produção da Destilaria (Início da produção de Álcool Anidro)

Inauguração do Memorial Renê Bertholet

Inauguração da Usina de Açúcar

Início da Fábrica de Refresco em Pó

Início das atividades da Fábrica de Balas

Reforma da Fábrica de sucos

Modernização da Fábrica de Laticínios

Inauguração da Fábrica de Levedura seca de cana-de-açucar

Inauguração das novas unidades de refresco em pó e de molhos

Usina Pindorama bate a marca de mais de Um milhão de cana-de-açucar esmagadas

hISTÓRIA

Ao chegar em Alagoas em 1953, o suíço-francês René Bertholet se impressionou com a intensidade do êxodo rural no Estado. Membro do Plano Nacional de Colonização, ele idealizou uma cooperativa que pudesse oferecer emprego e renda para as famílias da região, desenvolvendo a qualidade de vida das pessoas em uma comunidade autossustentável, diminuindo, com isso, o êxodo rural. Surge então, em 1956, a Pindorama, maior cooperativa agroindustrial do Nordeste, .

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

A Cooperativa Pindorama possui 30 mil hectares de áreas produtivas, localizada entre os municípios de Penedo, Coruripe e Feliz Deserto. Suas terras estão divididas em 1.400 lotes, distribuídos em 22 comunidades e com uma população de aproximadamente 30 mil habitantes.

Nessas áreas são cultivadas em abundância vários tipos de frutas – que são usadas como matéria-prima para os produtos comercializados pela Cooperativa.

Agricultura – Com aproximadamente 90% do total da área agricultável, os associados exploram diversas culturas agrícolas, com ênfase para a cana-de-açúcar e a fruticultura (abacaxi, acerola, maracujá, coco, goiaba etc.).

Pecuária – Há ainda exploração pecuária bovina leiteira e de corte, que além da manutenção dos animais em regime de pasto, utiliza subprodutos da indústria de sucos e bagaço de cana hidrolisado e enriquecido, como suplemento alimentar.

Toda a área da cooperativa é banhada por cinco rios – o que melhora ainda mais a situação das terras – e 80% de sua área é plana, contribuindo para um bom aproveitamento do plantio.

A Cooperativa Pindorama fornece assistência técnica e produtiva voltada para os cooperados: fornecimento de insumos, maquinários, veículos, sementes, compra em comum de fertilizantes e defensivos, aquisição da matéria-prima dos cooperados, industrialização e comercialização dos produtos acabados.

A Cooperativa Pindorama fornece assistência técnica e produtiva voltada para os cooperados: fornecimento de insumos, maquinários, veículos, sementes, compra em comum de fertilizantes e defensivos, aquisição da matéria-prima dos cooperados, industrialização e comercialização dos produtos acabados.

Estar entre as melhores e maiores cooperativas agroindustriais do Brasil até 2020, sendo um referencial em distribuição de rendas.

Valores

Fortalecimento social e intelectual

Transparência nas ações

Respeito à sua origem

Cooperação

Gestão participativa

Desenvolvimento sustentável.

Além das atividades econômico-financeiras a Cooperativa promove o desenvolvimento social, contribuindo através do CETRUP – Centro de Treinamento Rural de Pindorama e em parceria com organismos como o SEBRAE, o SENAI, o SENAR, com a capacitação de muitas pessoas da comunidade e parentes dos associados, ofertando-lhes oportunidades de profissionalização, emprego e renda.

Através do NIEP – Núcleo de Incubadora de Empresas Pindorama, orienta a criação de microempresas formadas por pessoas da comunidade.

A Cooperativa mantém uma escola de 1º grau, cursos profissionalizantes e projetos que beneficiam a juventude rural. Em parceria com Sebrae, OCB/Sescoop, Senai e Sine, oferece cursos de culinária, corte e costura, artesanato e reciclagem profissional, de acordo com as necessidades dos cooperados e da comunidade.

Cursos como o de corte e costura oferecem serviço às mulheres da região – a exemplo da produção de bonés árabes, manga canavieira, batas e uniformes, destinada principalmente para cooperados e colaboradores. Antes, todos os produtos usados pelos trabalhadores rurais e funcionários da cooperativa chegavam de fora. Agora, com a confecção das peças no local, a renda gerada vai para a própria comunidade.

Um dos trabalhos da Pindorama é o projeto Amanhã – realizado em parceria com o Sebrae e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que possibilita a jovens entre 14 e 21 anos a capacitação na atividade agrícola (horticultura), por meio de aulas teóricas, ministradas por técnicos da Codevasf, e a experiência na prática da lavoura. Tudo isso sem perder de vista a formação humana necessária ao seu futuro.

O Objetivo da Pindorama é contribuir para a melhoria das condições sociais, culturais, políticas , econômicas, além do desenvolvimento sustentável da comunidade. Buscando sempre melhores condições para que venham surgir novos espaços de criação e geração de trabalho e renda para a comunidade.

Klécio José dos Santos

Diretor Presidente

Carlos Roberto Santos

Vice-Presidente

Antonio de Oliveira Silva

Diretor Secretário

conselho
administrativo

Alfredo Raildo Lins de Araújo

Cícero Luiz Franco

Conselho Fiscal

Andson José Silva

José Gustavo Carvalho de Oliveira

Leane Maria Dantas Lira Castro

Gerências

Alvacy Vieira de Almeida

Recursos humanos

Daniel Lavenere Machado

Comercial

Danilo Wanderley

Agrícola

Elânia Vânia da Silva Gonçalves

Financeiro

Elielson Queiroz

Usina

Gerências

Luciano Barbosa

Comunicação

Jerfeson Leandro de Araújo

Contabilidade

Pedro Epson Santos da Silva

Tecnologia da Informação

José Jasse Rocha de Mendonça

Indústria de Alimentos

Lucineide dos Santos

Administrativo