PROJETOS

Centro de Treinamento Rural da Cooperativa Pindorama (Cetrup)

CETRUP

CENTRO DE TREINAMENTO
RURAL DE PINDORAMA

Idealizado pelo professor alemão Willi Richter e concretizado pelo franco-suíço Reneé Bertholet, o Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP foi inaugurado em 02 de junho de 1968, com o objetivo de qualificar crianças e adolescentes de Pindorama no horário de contraturno escolar, quando os jovens não estão em horário letivo, visando à preparação para o meio rural, focando na agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável.

O Amanhã de Pindorama

O centro é berço de vários projetos sociais, como “O Amanhã de Pindorama”, um programa que dissemina o desenvolvimento sustentável através de três eixos: educacional, de geração de renda e ambiental

EDUCACIONAL

Trabalha-se principalmente as disciplinas do currículo escolar, enfatizando o cooperativismo. O Centro oferece oficinas de inglês, leitura, informática e reforço escolar com as matérias da grade letiva, como matemática, português, história, geografia, dentre outras, utilizando como norte a Base Nacional Curricular Comum-BNCC.

GERAÇÃO DE RENDA

Destacam-se as aulas de cooperativismo, empreendedorismo rural e comercialização dos produtos cultivados pelos alunos. Os produtos, que são cultivados na horta orgânica do Centro, são vendidos pelos próprios assistidos, junto com a coordenação do projeto. A comercialização é feita na Feira do Colono, que acontece, semanalmente, às sextas, no Centro Urbano de Pindorama. O valor resultante das vendas é dividido em partes iguais entre os alunos.

AMBIENTAL

Visando minimizar os impactos decorrentes do uso de agrotóxicos no decorrer do tempo, o eixo ambiental ensina aos jovens a utilizar produtos ecologicamente corretos, naturais e que não agridem o meio ambiente nem a saúde de quem consome. Na horta orgânica da Centro, por exemplo, os defensivos utilizados pelos jovens são calda da folha do fumo com álcool e sabão neutro, além de uma solução natural feita a base da folha do neem, conhecida popularmente como amargosa, uma árvore que possui atividades antissépticas e curativas.

No eixo ambiental, os jovens aprendem o manejo ecológico de pragas, doenças e plantas invasoras em sistema agroecológico, visando o aprimoramento da produção de frutos, legumes e verduras através um de ações sustentáveis e ecologicamente corretas.

Um dos parceiros do projeto é a Emater, que periodicamente realiza oficinas e prepara os jovens para as atividades.

No CETRUP são cultivados maracujá, mamão, alface, coentro, couve, acelga, espinafre, salsa, batata-doce, abóbora, quiabo, macaxeira, pimenta de cheiro, pimentão, tomate, pepino, cebolinha, beringela, dentre outros.

CONHEÇA OS PROJETOS

COORDENAÇÃO

Marinalva da Silva Nanes Vilela

Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama - NIEP

Gestora e pedagoga

Janieide Pereira Lima

Projeto O Amanhã de Pindorama

Coordenadora bióloga e pedagoga

Alda Júlia Calheiros Amorim Santos

Alda Júlia Calheiros Amorim Santos

Centro de Treinamento Rural de Pindorama-CETRUP

Coordenadora da Pedagoga