Pindorama compõe comitiva em visita a indústrias sucroalcooleiras na Bolívia

A Cooperativa Pindorama, localizada no município de Coruripe, litoral sul de Alagoas, fez parte da comitiva composta por dirigentes da Cooperativa Bioenergética de Canavieiros Brasileiros PE (Coaf) e da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), durante visita as indústrias sucroalcooleiras instaladas em Santa Cruz, região que concentra as principais usinas da Bolívia, como a Aguaí, San Aurélio, La Bélgica e Unagro e Guabirá.

Na visita, que serviu como intercâmbio para troca de conhecimento agroindustrial e que ocorreu na semana passada, no período de 18 a 21 de maio, Pindorama foi representada pelo diretor-secretário, Antônio de Oliveira.

“Fiquei impressionado com a boa topografia da região e também com a forma inteligente de gestão da Usina Guabirá junto aos mais de 1.500 fornecedores de cana, lá chamados de cañeros. Aproveito e parabenizo o brasileiro Hugo Cavalcante, gerente na Guabirá, responsável, também, nesta organização de chegada de cana na indústria”, destacou Oliveira.

Com 65 anos de atividade, a usina Guabirá é responsável por quase a metade de todo açúcar produzido na Bolívia. A indústria também produz energia elétrica, álcool e derivados, levedura seca, rum, ração para bovinos, bagaço hidrolisado e biofertilizante. Em 2018, ano em que a unidade se tornou fabricante de biocombustível, já favorecia mais de 1,5 mil produtores de cana da região.

A produção anual de açúcar da Guabirá gira em torno de 3,5 milhões de toneladas por safra, representando 40% da demanda nacional. A usina foi a primeira planta de biomassa a fornecer energia para a Bolívia, gerando, por exemplo, 1% da procura total da rede para a cidade de Montero, capital da província de Obispo Santistevan, no departamento de Santa Cruz.

Para Antônio de Oliveira, conhecer o modelo de gestão sucroenergético do país vizinho trouxe a convicção de que as diretrizes adotadas em Pindorama sempre estiveram no caminho certo. “Aí entra nosso slogan, ‘ninguém é forte sozinho’. No exemplo da Guabirá, o que era uma empresa arrasada, falida, com a união dos produtores e uma boa liderança, tornou-se a gigante que é hoje, gerando tanta riqueza e renda e servindo de exemplo para tantas outras”, destacou.

Notícias

Blog Dicas e Receitas

Receba as últimas notícias e
atualizações de Pindorama