Pindorama ganha escritório da Emater para assistência aos agricultores da região

Os agricultores da região de Pindorama, no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, tiveram um motivo para comemorar. Na sexta-feira passada, 1º, foi inaugurado um escritório do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL, que prestará assistência personalizada aos produtores rurais locais, com foco voltado principalmente aos agricultores familiares.

O Escritório de Extensão Rural da Emater em Pindorama foi uma iniciativa conjunta da Cooperativa Pindorama e a presidência da Emater, que é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas – Seagri. O objetivo central da extensão é atender as demandas vindas dos agricultores familiares, ampliando e qualificando o atendimento, e evitando que os pequenos produtores locais tenham a necessidade de se deslocar a outros municípios para receber o devido suporte.

A Cooperativa cedeu espaço físico do escritório, enquanto as ações que beneficiarão os agricultores familiares ficam a cargo do corpo técnico da Emater, que terá profissionais no local para dar a devida atenção.

De acordo com o presidente da Emater, João Paulo Calheiros, a instalação desse escritório é uma vitória para os agricultores locais. “Esse escritório é uma vitória, pois vai dar suporte a todos os agricultores daqui da região. Eles não vão precisar pagar para ter uma assistência, tirar uma DAP [Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], fazer projetos ou ter um técnico lá na roça. É motivo de grande felicidade para mim, que nasci, me criei e sou morador de Pindorama”, disse João Paulo.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão, os pequenos produtores locais terão fácil acesso a serviços essenciais para o aumento de suas produções. “Os agricultores familiares da região podem procurar o escritório, pois terão análise de solo, ensinamentos de novas tecnologias para o plantio, para fazer com que suas produções aumentem com o apoio dos técnicos da Emater”, destacou.

Um dos que mais se esforçaram para a instalação da extensão da Emater em Pindorama, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, se disse muito feliz pela concretização do projeto. “É um dia de muita felicidade, pois estamos trazendo a Emater para nossa região. Comecei minha vida profissional na Emater e sei da importância dela, principalmente para o pequeno produtor. Nossa cooperativa, de fato, se preocupa com os cooperados e sua família, e a instalação desta extensão é uma prova disso”, comemorou Klécio Santos.

Caminhão

O evento de inauguração do Escritório de Extensão Rural da Emater em Pindorama foi marcado pela entrega de um caminhão-baú e uma moto para os agricultores.

O caminhão, provindo do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, do Governo Federal, fruto de emenda do deputado federal Marx Beltrão, foi entregue pelo próprio à Secretaria de Agricultura do município de Coruripe. O veículo auxiliará os agricultores familiares locais no escoamento de suas produções.

Após entregar o caminhão, Marx Beltrão aproveitou para corroborar a importância da região para o desenvolvimento do estado de Alagoas.

“A Pindorama é o maior exemplo de cooperativismo que temos em Alagoas. Sua atividade agrícola fomenta a economia, gera e mantém o emprego de milhares de famílias. Tudo que a gente fizer para ajudar a agricultura aqui na Pindorama e em Coruripe, isso engrandece o nosso povo, engrandece a nossa cidade”, enfatizou o deputado federal.

A moto doada na solenidade foi entregue à Associação Astral, composta por agricultores da Colônia Pindorama.

Notícias

Blog Dicas e Receitas

Receba as últimas notícias e
atualizações de Pindorama