A Cooperativa Pindorama mantém, no seu Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), uma escola de 1º grau, cursos profissionalizantes e projetos que beneficiam a juventude rural. Em parceria com Sebrae, OCB/Sescoop, Senai e Sine, oferece cursos de culinária, corte e costura, artesanato e reciclagem profissional, de acordo com as necessidades dos cooperados e da comunidade.

Cursos como o de corte e costura oferecem serviço às mulheres da região - a exemplo da produção de bonés árabes, manga canavieira, batas e uniformes, destinada principalmente para cooperados e colaboradores. Antes, todos os produtos usados pelos trabalhadores rurais e funcionários da cooperativa chegavam de fora. Agora, com a confecção das peças no local, a renda gerada vai para a própria comunidade.

Um dos mais recentes trabalhos da Pindorama é o projeto Amanhã - realizado em parceria com o Sebrae e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que possibilita a jovens entre 14 e 21 anos a capacitação na atividade agrícola (horticultura), por meio de aulas teóricas, ministradas por técnicos da Codevasf, e a experiência na prática da lavoura. Tudo isso sem perder de vista a formação humana necessária ao seu futuro.

O Objetivo da Pindorama é contribuir para a melhoria das condições sociais, culturais, políticas , econômicas, além do desenvolvimento sustentável da comunidade. Buscando sempre melhores condições para que venham surgir novos espaços de criação e geração de trabalho e renda para a comunidade. 

Niep

Em 2001, a cooperativa Pindorama, por meio da Fundação " O Mutirão", realizou vários trabalhos sociais. E para reforçar essa iniciativa, em 2003, com o apoio do Sebrae-AL, foi criado o Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama (Niep).  O apoio da cooperativa, do Niep e das entidades parceiras foi importante para o desenvolvimento das associações que conquistaram sua graduação.

Empresas Graduadas 

Papelaço : grupo de artesãos da comunidade foram capacitados para aproveitar o bagaço da cana e transformá-lo em caixas e outros produtos similares para a comercialização. Essa iniciativa além de gerar renda, aproveita os resíduos da cana e ainda contribui para a preservação ambiental.

Associação dos Psicultores de Palmeira Alta : O projeto Amanhã se transformou na associação de criadores de tilápia em Pindorama, que utiliza tanques-rede como criatório. Beneficiando vária famílias, a piscicultura se transforma em uma escola profissionalizante para os seus associados e para a própria comunidade, servindo também de laboratório para estudantes de engenharia de pesca. Toda a produção é destinada ao mercado da região, com qualidade e grande aceitação. 

Rose Fashion:  Empresa de comercialização em moda masculina, feminina e infanto-juvenil , sem falar que a empresa também comercializa moda praia e acessórios.  Dentro do seu padrão de desenvolvimento e de competitividade no comércio local, a empresa vem atuando com desempenho e qualidade, sempre acompanhando as tendências de cada estação e buscando atender as exigências do consumidor.

Associação dos Produtores de doce, geleias e vinagre : fundada desde 2005, sem fins lucrativos. A produção de vinagre começou por meio da doação de alguns equipamentos feita pelo químico colaborador da Cooperativa Pindorama na época. O grupo formado por jovens e adultos resolveram abraçar a ideia, surgindo assim o vinagre Dia a Dia, feito com condimentos da cana.

Confecção Nova Esperança : Associação fundada desde de 2004, formada por mulheres que antes viviam ociosas sem perspectiva de trabalho. Hoje, todos os sócios têm capacidade de produzir em larga escala fardamentos industriais, APls, fardamentos escolares, roupas sociais, serigrafia e artesanato com aproveitamento de retalhos. Ideia viva e coletiva em sintonia com o desenvolvimento. Empreendimento formal preparado para atuar no mercado com todas as suas exigências legais, trabalho que vem desempenhando grande desenvolvimento sustentável para região e para o Estado de Alagoas, onde em breve será transformado em um Pólo Têxtil para nossa região. A Associação de Confecção  Nova Esperança de Pindorama se divide em três grupos distintos: costureiras de Pindorama, costureiras do Povoado Conceição e de Alinhavo.

O Objetivo da Pindorama é contribuir para a melhoria das condições sociais, culturais, políticas , econômicas, além do desenvolvimento sustentável da comunidade. Buscando sempre melhores condições para que venham surgir novos espaços de criação e geração de trabalho e renda para a comunidade. 



Coopershop